segunda-feira, 31 de maio de 2010

31 de maio: Dia mundial de combate ao fumo


Para marcar o Dia Mundial Sem Tabaco, nesta segunda-feira (31), a Secretaria de Saúde de Santarém (Semsa), realizou uma Campanha de Combate ao Tabagismo, no Centro de Saúde do Aeroporto Velho.
A ação seguiu a orientação da Organização Mundial de Saúde e a campanha foi desenvolvida a partir do tema “Gênero e tabaco com ênfase no marketing para mulheres”. A proposta é despertar, no público feminino, a consciência sobre os males que o tabaco causa a saúde.
Fazendo parte das atividades educativas no Centro de Saúde o público pode assistir a exibição de filmes relacionados ao tema. Quem compareceu a unidade aprovou a iniciativa.

Você já se vacinou contra a gripe H1N1?



A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 encerra nesta quarta-feira (02) para os dois últimos grupos se imunizarem: crianças de 2 a menores de 5 anos e adultos de 30 a 39 anos. Gestantes que ainda não se vacinaram também devem procurar um posto do bairro, localizado na Avenida Tupailândia, próximo ao Conselho Comunitário.
O Ministério da Saúde informa que não podem tomar a vacina as pessoas que tem alergia a ovo.
A Unidade de Saúde funciona de segunda a sexta-feira de 07h as 18h.
Não esqueça do cartão de vacina.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Direitos da criança e do adolescentes na região


Nesta terça-feira (01) será realizado em Santarém o 1° Fórum Comunitário Pró-Selo UNICEF. O objetivo é analisar a situação da infância e da adolescência no município e na região. Devem participar entidades sociais ligadas à defesa dos direitos de crianças e adolescentes, governo municipal e a comunidade em geral. Representantes de outros municípios da região também devem participar do Fórum Comunitário.
O Selo, considerado uma honraria simbólica, é uma forma de incentivo que o UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância - concede aos municípios que trabalham pela garantia dos direitos dos meninos e meninas. A iniciativa intitulada Selo Unicef Município Aprovado faz parte da Agenda Criança Amazônia, compromisso firmado pelos governadores da Amazônia Legal brasileira com o objetivo de assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes na região.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA), Lindomar Menezes, o Selo é importante para avanço na melhoria de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.
A Comissão Municipal Pró-Selo é formada pela Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social (SEMED, SEMSA e SEMTRAS) e por entidades que desenvolvem ações voltadas para crianças e adolescentes, entre elas: APAE, Pastoral do Menor, A Mão Cooperadora, Rádio Pela Educação, IPAS e Conselho Tutelar.
O encontro será realizado no Hotel Amazônia Boulevard, das 8h às 17h.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

CONCURSOS DE FOTOGRAFIA E SÍMBOLO AMBIENTAL ESTÃO ABERTOS


A prefeitura municipal de Santarém, através da secretaria de Educação e Desporto (SEMED), prorrogou as inscrições do I Concurso de Fotografia, com o tema “Santarém a pérola dos meus olhos”, e o concurso de Símbolo Ambiental “Santarém – Suas faces e seus encantos”.




Os interessados podem se inscrever no prédio da SEMED, situado à Avenida Rui Barbosa, até às 13h, do dia 28 de maio corrente. Podem participar dos concursos os alunos devidamente matriculados no 1º ao 9º anos e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do ensino fundamental, das escolas públicas municipais.

Da Ascom da PMS

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Arrasta pé no Aeroporto Velho


Os comunitários do bairro Aeroporto Velho já estão na expectativa pela abertura da Quadra Junina. É que no próximo dia 05/06 as 18:00h uma grande quermesse vai mudar a rotina dos moradores. É o arrasta pé promovido pela Prefeitura de Santarém em parceria com o Conselho Comunitário do Bairro Aeroporto Velho.
Na programação, estão confirmadas diversas apresentações culturais, com danças folclóricas, brincadeiras e um delicioso cardápio com iguarias da época.
Você está convidado a prestigiar esse evento.

Saúde na Rua beneficia dezenas de moradores


Na última sexta-feira (21), o bairro ficou movimentado com mais uma manhã de atendimentos realizados pelo Projeto Saúde na Rua. Foram aproximadamente 300 atendimentos nos diversos serviços disponibilizados pela organização com o apoio dos parceiros do projeto realizado pelo Programa de Agentes Comunitários de Saúde em parceria com o Conselho Comunitário e o Centro de Saúde do Aeroporto Velho.A atividade foi realizada na Rua Boa Vista entre avenidas Muiraquitã e Frei Vicente. Quem compareceu ao local pode fazer teste de glicemia, verificação de Pressão Arterial, Tipagem sanguinea, Teste rápido anti HIV, coleta do PCCU entre outros serviços de saúde e atividades educativas e de lazer.
Para a organização do Saúde na Rua, as atividades tiveram bons resultados. Nesta etapa o projeto trouxe uma atenção diferenciada aos moradores que também receberam atendimento Psicologicos, de Fisioterapia, odontológico e vacinação.
Para o presidente do Conselho Comunitário, Lauro Corrêa, o trabalho deve continuar com o esforço da equipe que se dedica em levar atendimentos eficientes para a comunidade. "Realmente eu acredito que essa equipe valoriza a vida, pois atende da criança ao idoso e todos que buscarem atendimento são atendidos com carinho e respeito", disse.

domingo, 23 de maio de 2010

A inclusão digital presente no bairro

Conselho Gestor do Infocentro e instrutores

No Infocentro os comunitários tem a oportunidade de aprender a dominar as ferramentos tecnológicas e mudar de vida.


Nossos projetos que beneficiam a comunidade

Essa é a turma do Projeto Melhor Idade Ativa - MIA

Um Projeto que leva Arte e Alegria por onde passa...

A Brinquedoteca Móvel Arte e Alegria é um projeto do Conselho Comunitário do Bairro Aeroporto Velho, coordenado pelos Agentes Comunitários de Saúde. Foi criado com o objetivo de levar Arte e Alegria para as pessoas que não tem acesso a brinquedos, jogos e brincadeiras.
A Brinquedoteca conta com uma equipe de 21 Brinquedistas, que atuam voluntariamente nas atividades.
O Projeto é sem fronteiras, vai onde é solicitado. É também um projeto sem fins lucrativos.